quarta-feira, 16 de março de 2011

Nutricosméticos: a dose de beleza

Meninas do meu Brasil, quem nunca sonhou em manter a beleza tomando um simples comprimido? (só de pensar eu fico doida rs) A ciência ainda não descobriu essa fórmula milagrosa (todas juntas: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah =\), mas já é possível obter alguns benefícios principalmente para a pele, por meio de cápsulas (todas juntas: êêêêê).

Vamos entender hoje como agem os nutricosméticos
(FONTE: REVISTA CRIATIVA)

1. O que são?
Segundo a dermatologista Solange Pistori Teixeira, os nutricosméticos são produtos que contêm aminoácidos, antioxidantes e ácidos graxos que agem nas células cutâneas. Foram desenvolvidos com base na constatação de que a pele não consegue obter dos cremes todos os nutrientes de que precisa para se manter saudável. "A ideia é nutrir a pele de dentro para fora", diz Alessandra Nogueira, diretora da Clínica Aesthera Dermatologia, em São Paulo.

2. Como agem?
A principal ação é o combate dos radicais livres. "Essas partículas são grandes responsáveis por danos nas células e levam ao envelhecimento prematuro", diz o dermatologista João Carlos Pereira, membro da American Academy of Cosmetic Dermatology. Os nutricosméticos também podem trazer outros benefícios. "A vitamina C, por exemplo, restaura e protege as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza do tecido", afirma Patrícia Fagundes, coordenadora da equipe de dermatologia dos Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

3. Existe alguma diferença entre os nutrientes encontrados nos alimentos e nos nutricosméticos?
"A diferença está na quantidade, na concentração e na biodisponibilidade (ou seja, a quantidade de nutrientes absorvida e utilizada pelo organismo)" diz a nutricionista Vanderli Marchiori. "Mas os alimentos ainda são a melhor fonte dessas substâncias." Nunca substitua uma dieta com frutas, legumes e verduras por suplementos.

4. Por quanto tempo tomar?
Os fabricantes recomendam a ingestão do produto por um período de três mêses, no mínimo. Esse é o intervalo que o corpo precisa para assimilar os nutrientes e os primeiros resultados aparecerem. Assim que o objetivo for atingido, interrompa o consumo e só volte a usar o nutricosmético após três meses, para a manutenção.

5. Há alguma contraindicação?
Alguns nutricosméticos contêm ativos derivados de peixe e, por isso, devem ser evitados por quem é alérgico a frutos do mar. Fique atenta ao surgimento de pequenas erupções no dorso, no peito e na face, que podem indicar uma reação alérgica, afirma o dermatologista João Carlos Pereira. Nesse caso, suspenda o nutricosméticos e procure um especialista. Gestantes e lactantes devem ouvir a opinião do médico antes de começas a utilizar esse tipo de produto.

6. Posso substituir hidratantes e cremes anti-idade por nutricosméticos?
Não. Essas opções agem de maneiras distintas e complementares. "Alguns cosméticos, por exemplo, são indicados para remover células mortas. Os comprimidos não fazem isso", afirma Patricia Fagundes.

7. Como atuam os nutricosméticos que auxiliam no bronzeado?
A melanina é uma célula pigmentar que defende a pele da ação nociva dos raios solares. Alguns nutricosméticos contêm substâncias que estimulam a produção de melanina, como os betacarotenos e o licopeno. "O ideal é consumir uma cápsula por dia, um mês antes de se expor ao sol", indica Maristela Fieschi.

Uma seleção de nutricosméticos que prometem combater a flacidez à celulite, quebra de gordura... (socooooorrro, anotem!!! rs)

Cellulisolution - Ativa a microcirculação sanguínea e quebra a gordura localizada.
Cellu Lipo - Retarda o envelhecimento cutâneo e a retenção de líquido, que está relacionada à celulite.
Colágeno- Reforça a elasticidade e a firmeza da pele e auxilia seu processo de cicatrização e regeneração. Também fortalece unhas e cabelos.
Imedeen Tan Optimizer - Ativa a síntese de melanina e prolonga o bronzeado.
Dermavite- Atua principalmente nas fibras de sustentação do tecido, evitando a flacidez.

Genteeeeeeeeee, eu quero TODOOOOOOOOOOOS!!! Acho que agora quero me alimentar só de nutricosméticos. hehehe... Ah... eu estava lendo, aqui em Goiânia são vendidos em farmácias, mas gente, antes de usar devemos consultar um médico, ?

Então é isso.
Fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. Nossa muito interessante!!! Não tinha ouvido falar ainda desses nutricosméticos

    ResponderExcluir