segunda-feira, 14 de março de 2011

Tudo sobre: BASE!

Olá, meninaaaaaaaas... como foi o final de semana?
O meu foi mais tranquilo, mas ótimo.
Ontem assisti "Discurso do Rei".
Ai gente, desculpa mas eu não gostei. Achei monótono, chato, deu sono...

Então vamos deixar isso de lado pq agora vou falar de algo que eu sei que tooooooooooooodas vcs (assim como eu) amam de paaaaaaaaaaixão:
MAGUIAGEM!!!
Vou falar de uma aliada mas que pode ser uma vilã:
BASE!!!
Quem nunca enlouqueceu querendo saber a cor certa? Quem nunca enlouqueceu com o rosto oleoso? Quem nunca enlouqueceu quando viu que saiu muito branca na foto?
Pois vamos aprender e nunca mais enlouquecer com esses e outros probleminhas, ok?

Conhecendo as Texturas

Foi-se o tempo de bases densas que cobriam os poros e derretiam com o calor. Mais leves, as novas fórmulas também agregam benefícios para tratar e proteger a pele.

Fluída ou Líquida


Leve e fácil de espalhar, é indicada para quem não precisa de muita correção. É o tipo de acabamento perfeito para deixar a aparência fresh. Sua cobertura suave é ideal para o uso diário e também para o verão.


Cremosa




Pastosa, pode ser em forma de emulsão (um pouco mais densa que fluída), em bastão ou compacta. Cobre bem as imperfeições e ajuda a disfarçar poros e camuflar manchas.



Mineral


A textura em pó oferece uma cobertura boa e suave. Formulada com atrativos naturais, é ótima para quem tem pele sensível. Para um resultado perfeito o ideal é que o corretivo também seja mineral.

Mousse

Levemente cremosa, se funde à pele com muita facilidade. Indicada para uma maquiagem sutil e bem natural.




Para cada tipo de pele

Meninas, não basta escolher o tom certo. É preciso conhecer as características da sua pele. Na frente do espelho, gaste pelo menos um minuto examinando seu rosto. Acredite, essa análise vai facilitar a sua compra.

SE VOCÊ TEM PELE SECA...
...com manchas, vermelhidão e a cor não é uniforme

Escolha as cremosas. Para camuflar melasmas, que, geralmente têm tonalidade amarronzada, vale mesclar dois ou três tons. Nas manchas avermelhadas, misture a base na própria cor do rosto com corretivo adequado (normalmente o amarelo). Mas gente, o importante é não se preocupar em cobrir a marca totalmente para não pesar.

...e rugas

Prefira os produtos de textura líquida ou cremosa. Os de efeito lifting e os compactos também são bons aliados. Meninas, lembre sempre, o segredo é não carregar na maquiagem. O excesso costuma acentuar mais ainda as linhas.

SE VOCÊ TEM PELE SENSÍVEL...
...e rugas

Por serem livres de ativos alergênicos, as minerais são as mais indicadas. Só não carregue muito na lateral de olhos e lábios: o pó pode evidenciar as marcas.

...e manchas

Geralmente avermelhada ou com rosácea, a pele sensível pede texturas fluidas e fórmulas hipoalergênicas. Escolha bases com FPS e que seja do tom mais parecido com o original da sua pele.

SE VOCÊ TEM PELE MISTA OU OLEOSA...
...e manchas

Se todos os problemas estiverem na zona T (testa, região do nariz e queixo), escolha as líquidas ou cremosas com efeito matificante no tom exato da sua pele. Assim, você disfarça a mancha e controla a oleosidade. No restante do rosto, aplique uma base com a mesma textura, mas sem o ativo antibrilho.

...e poros dilatados

Antes de cobrir o rosto com a base, de preferência em mousse ou pó mineral, é fundamental usar um redutor de brilho (primer). O primer, feito quase sempre de derivados do arroz misturados com silicone, cobre os poros deixando a pele lisa e uniforme.

Segredos da aplicação

O modo como o produto é espalhado determina o tipo de acabamento que você pretende alcançar.

Efeito Natural

Use os dedos. É a melhor maneira de esconder rugas, por exemplo. Espalhe na lateral dos olhos com a ajuda do dedo anelar para que o produto se incorpore melhor à pele.

Acabamento Perfeito


O pincel é uma boa opção. Com ele, você espalha melhor o produto, obtendo um resultado mais uniforme. Se quiser, finalize com os dedos na área dos olhos e no contorno do rosto.






Cobertura Intensa

Apele para a esponja. Ideal para quem tem manchas e cicatrizes de acne. Boa acompanhante de bases compactas e líquidas. Cobre com eficiência os poros abertos.

Pequenos grandes truques

Errou no tom? Alguém comentou sobre a sua base? Calmaaaaa, não desespere. Antes de voltar chorando para casa e lavar o rosto, veja como evitar (ou corrigir) os estragos.

A pele ficou muito seca (ou as linhas, marcadas)

Ou você errou na escolha dos cosmético ou não hidratou o rosto adequadamente antes de aplicar o produto. Uma boa solução é colocar a base no torso da mão e misturá-la com um hidratante bem leve. Aí basta aplicar com um pincel ou os dedos.

Excesso de brilho

reaplicando um pó bem fino (do tipo micronizado) na zona T ao longo do dia, intercalando-o com um lenço de papel matificante.

Cor errada

Quando escolher o produto, leve em conta a parte do seu rosto que estiver mais escura. Assim fica mais fácil obter a uniformidade desejada.

Bronze além da conta

Seu rosto ficou bem mais moreno, mesmo com uso de filtro solar? Aplique a sua base habitual e, por cima, dê pinceladas com um pó bronzeador. Ou então aposte num hidratante com cor para obter um efeito mais natural.

DICAS!!!!

1- Invista na variedade
Seu rosto muda conforme as estações - por isso, vale ter mais de uma tonalidade de base ou corretivo sempre a mão. Procure também formulações diferentes - use um cosmético fluido nos dias em que a pele está ok e outro com maior cobertura quando surgir uma espinha.

2- Não teste a base na sua mão
As mãos têm um tom diferente do rosto. A melhor maneira de encontrar a tonalidade certa é espalhar o produto nas laterais do rosto e na testa até que ele se funda à pele.

3- Faça a prova à luz do dia
Lojas e corners de beleza não são o lugar ideal para acertar a cor - a iluminação artificial só atrapalha. Se possível, vá a uma janela ou até o lado de fora para checar o efeito real.

4- Menos é maisNinguém fica bem com muita maquiagem. Você deve mostrar e destacar sua pele, não cobri-la. Áreas com problemas devem ser tratadas com corretivo. E, mesmo assim, só aplico esse tipo de produto quando é realmente muuuuuuuito necessário.

Ai gente, empolguei e o post ficou giiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigante! Mas espero que tenha ajudado!
Fiquem com Deus e arrasem na pele "bumbum de neném" rs.

4 comentários:

  1. super ouro essa dica! sempre usei bases líquidas.. e sempre passava com os dedos, ai um belo dia notei q minha base estava MUITO diferente, adivinhem?! validade! 2 anos que ela já estava vencida, piiiira?! eu quase n uso base, sou adepta do pózinho e pronto. Agora que viajei comprei um "prolongador" da MAC, é uma base só que o poder de Fixação é ÓTIMO.. passo de dia e não preciso retocar a noite! ;)

    ResponderExcluir
  2. esqueci de comentar, se der.. um dia.. kkk fazer um post só sobre pincéis! Quero comprar uns 0180198910 pincéis mas n sei quase nada da "função" de cada um, muito menos.. o NOME DELES!

    ResponderExcluir
  3. Tb quero dicas de pincéis!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas de base, pó...enfim estou começando a ficar expert em make...e as formas de aplicar....e as questões de rugas, manchas....brilho, oleosidade! Muito válido, pois até do salão já saí com make que na foto (blu) parecia mais branquela que eu sou!!!

    ResponderExcluir